sexta-feira, 19 de agosto de 2011

De quem o mundo não era digno

Algumas décadas precisaram ser transpostas até que a presença evangélica em Natal passou a ter um significado político e social até então inédito. Alguns personagens servem para pontuar aspectos interessante dessa história.

Se o Rio Grande do Norte teve em João Café Filho o único político que, tendo sido eleito vice-presidente, assumiu o cargo de chefe do executivo federal com o suicídio de Vargas, não se deve esquecer que o presidente, morto em 1970, teve uma formação em ambientes presbiterianos. Nascido em 1899, Café Filho passou sua infância na Igreja Presbiteriana Independente de Natal, onde seu pai foi presbítero. Desse modo, podemos considerar que, antes mesmo do general Geisel (1974 - 1979), Café Filho foi o primeiro presidente de origem protestante do Brasil.

Além da vida política de Café Filho, outro personagem evangélico de destaque em meados do século XX foi o pastor Sebastião Gomes Moreira. Moreira foi o primeiro vereador em Natal e o primeiro deputado estadual evangélico do RN. Sebastião Gomes Moreira foi pastor da Igreja Presbiteriana Independente em Natal por dez anos, de 1945 a 1955.

Outros vereadores de origem evangélica se destacaram ao longo da história da Câmara Municipal de Natal, como o próprio Antônio Jácome, atualmente deputado estadual. Como ele, seu irmão Osório foi vereador, assim como os atuais vereadores Albert Dickson, Adenúbio Melo e o bispo Francisco de Assis.

Na caminhada da Igreja Evangélica em Natal o destaque não vai apenas para os políticos. Atletas como o surfista Joca Júnior, um dos organizadores do movimento Atletas de Cristo no estado, juízes, professores e promotores, como o pastor José Fernandes Machado, empresários e profissionais, anônimos ou não, de diversas áreas. Atualmente, entre os quinze desembargadores do Tribunal de Justiça, destaca-se o papel do evangélico Dilermando Mota.

Mas provavelmente um dos personagens evangélicos mais inesquecíveis da história da cidade foi o pastor João Gomes da Silva. O pastor João Gomes não liderava apenas a Igreja Evangélica Assembleia de Deus no estado: ele ganhara o respeito de todos os seguimentos evangélicos, se tornando uma espécie de pastor da cidade. Sua liderança foi preponderante para que evangélicos de todas as denominações se mobilizassem para que a compra da Rádio Nordeste Evangélica fosse concretizada pela Assembleia de Deus. Faleceu em um acidente no ano de 1998.

A igreja cristã sempre cresceu e se fortaleceu fundamentada no alicerce da vida e ministério de santos anônimos. Ao lado de líderes e figuras de referência, como as que destacamos nesta matéria, os cristãos que lutam no dia a dia para honrar o nome de Cristo são heróis mais que verdadeiros dessa caminhada. Brilhando para mostrar com clareza esse caminho a toda sociedade natalense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário